Notícias

Laboratório Palma na SAMED e as novidades em exames

Laboratório Palma na SAMED e as novidades em exames

Nós, do Laboratório Palma, participaremos da SAMED (Semana Acadêmica de Medicina da Uniplac), de 15/10 a 19/10. Confira nossa gama de exames!

 

EXAMES DE BIOLOGIA MOLECULAR

 

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL MOLECULAR

Os avanços tecnológicos na análise de DNA permitiram desenvolver exames de triagem pré-natal não invasivos (NIPT) baseados no estudo de DNA fetal livre em sangue materno, capaz de estudar diferentes condições cromossômicas com maior sensibilidade e especificidade sem gerar risco para a mãe e o bebê, pois não requisita a coleta de líquido amniótico ou vilosidade coriônica. Este tipo de triagem é destinado principalmente para a detecção das Síndrome de Down (T21) e Edwards (T18).

 

DOENÇA DE ALZHEIMER

Um familiar afetado pela Doença de Alzheimer constitui um fator de risco importante no desenvolvimento da doença.

A Doença de Alzheimer é uma alteração complexa na qual atuam múltiplos fatores. Alguns dos elementos que podem aumentar as probabilidades de desenvolver essa doença, além da idade e do fator genético, são o uso de pesticidas, hipertensão arterial entre 40-64 anos de idade, níveis elevados de homocisteína, ser fumante etc.

O Exame é um perfil genético que analisa 5 genes relacionados com o desenvolvimento da doença de Alzheimer, possibilitando o diagnóstico precoce.

 

PAINEL NUTRIGENÉTICO

A nutrigenética é o ramo da genética que estuda a relação entre os genes e a alimentação com o objetivo de melhorar o estado de saúde pela dieta.

Através da análise nutrigenética é possível planejar uma nutrição personalizada em função das necessidades de cada indivíduo. Conhecendo essas necessidades, é possível elaborar uma dieta específica que permita um aporte de nutrientes necessários para cada indivíduo e, desta forma obter um estado de saúde apropriado em função da sua genética.

 

AVALIAÇÃO GENÉTICA DE RENDIMENTO ESPORTIVO

O rendimento esportivo é o resultado da contribuição e interação de muitos fatores que se afetam reciprocamente. Estes fatores são classificados em fatores genéticos e fatores ambientais. Os fatores genéticos são variações na sequência do DNA (polimorfismos genéticos), relacionados com diferenças individuais em traços importantes para o rendimento esportivo como força muscular, resistência, suscetibilidade a lesões e outros.

Este teste está especialmente indicado em:

-Manter e melhorar seu rendimento esportivo;

-Prevenir, na medida do possível, as lesões frequentes da atividade física.

 

EXAME MOLECULAR DE DETECÇÃO DE CANCÊR DE MAMA E OVÁRIO

O câncer de mama e o de ovário estão associados a um componente hereditário em 5-10 % dos casos. Este tipo de câncer hereditário se caracteriza por sua incidência a idades jovens, inclusive antes dos 40 anos. Foram identificadas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 em até 30 % dos casos de câncer de mama hereditário. Os pacientes portadores de mutações em BRCA1 ou BRCA2 apresentam um risco para desenvolver câncer de mama ao longo da vida que pode variar entre 45 e 80 %. No caso de câncer de ovário o risco oscila entre 20-40 % para portadoras de mutações em BRCA1 e entre 10-20 % para portadoras de mutações no gene BRCA2. As mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 predispõem além do câncer de mama (inclusive em homens) aos cânceres de ovário, próstata e pâncreas.

 

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Detecção de Chamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Mycoplasma genitalium, Trichomonas vaginalis, Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum. Estas bactérias impactam negativamente a saúde do homem e da mulher, podendo estarem associadas principalmente com problemas de infertilidade em ambos.

 

SEXAGEM FETAL

A Sexagem Fetal é um teste para determinação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue materno (plasma) após a oitava semana de gestação. Baseia-se na detecção de fragmentos do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe pela técnica de PCR em tempo real. Como esses fragmentos são exclusivos nos indivíduos do sexo masculino, a presença desta fração no sangue materno, indica a gestação do sexo masculino, enquanto que sua ausência, indica uma gestação do sexo feminino. É um teste não-invasivo, possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação.

 

NOVIDADES DO LABORATÓRIO PALMA

EQUIPAMENTO DE IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS MAGLUMI

Os equipamentos Maglumi™ utilizam a tecnologia de quimioluminescência por microesferas magnéticas. Esta tecnologia diminui o tempo da reação pela ampliação da ligação antígeno-anticorpo, aumenta a sensibilidade por meio de uma captura mais rápida e também reduz de forma significativa as discrepâncias inter ou intra-ensaio pela completa homogeneização dos reagentes em uma plataforma de separação líquida.

Entre os exames que o Maglumi realiza estão: TSH, T4L, T4, Ferritina, FSH, LH, Vitamina D, Vitamina B12, CEA, Insulina, PSA, HCG quantitativo entre outros.

MEIO CROMOGÊNICO PARA A CLASSIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS

•          Essa metodologia demonstra alta eficiência e confiabilidade. São ideais para seus testes diários em microbiologia

•          Métodos validados internacionalmente

•          Alta seletividade e especificidade

•          Classificação de bactérias como a Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis em apenas 24 horas, pela coloração da colônia, agilizando a entrega da cultura para a avaliação pelo Médico.

 

Conte conosco e agende o que precisa. Fale com o Palma!