Notícias

Como a mudança de horário afeta o seu organismo

Como a mudança de horário afeta o seu organismo

Pode parecer que foi tudo tranquilo, mas levou algum tempo para que o seu organismo se habituasse com o horário de verão. Agora que chegamos ao fim dele, entenda como aconteceu essa adaptação e quais são os cuidados para que seu ritmo não se perca novamente com o horário.

Muitas pessoas veem essa uma hora “ganha”, com o fim do horário de verão, como uma chance de fazer alguma coisa a mais ou até mesmo dormir. Na verdade, colocar o sono em dia é essencial, principalmente para que o corpo se adapte melhor ao horário normal, voltando a ter uma rotina saudável.

Confira pontos importantes:

  • Irritabilidade, mau humor e sono excessivo são coisas bem chatas no dia a dia, características da mudança de horário – e isso passa despercebido, pois caracteriza a falta de cuidado da sociedade com a própria saúde;
  • Acordar com o dia ainda escuro afetou a secreção do hormônio melatonina, que é acionado pela falta de luz, alterando o metabolismo. Agora com a nova mudança, o seu organismo vai precisar de mais tempo para se adaptar novamente;
  • O ritmo do dia regula os hormônios, pela claridade do sol e afins. Com isso tudo, o ritmo muda novamente e o corpo precisa se adaptar à rotina, podem levar alguns dias sonolentos até tudo fique tranquilo, mas é bastante importante se dedicar a dormir cedo, bem, em local silencioso e aconchegante, evite ingerir cafeína e comida pesada, e fazer exercícios três horas antes de dormir.