Notícias

Saúde: como manter a qualidade de vida?

Saúde: como manter a qualidade de vida?

O dia Mundial da Saúde é celebrado em 07 de abril e foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que define como saúde “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

São realizadas muitas palestras, atividades educacionais e instrutivas. E todos os anos a OMS determina um tema para discussão durante o ano. A saúde é um direito de todos e é dever do Estado garantir o bem-estar da população e uma qualidade de vida digna.

Alguns cuidados são importantes para manter a saúde em dia, trouxemos algumas dicas que se seguidas de forma correta, podem ajudar no seu bem-estar.

Realize exames com frequência:

São muitos os exames de rotina que auxiliam na hora de verificar o que está faltando e o que está bom no seu organismo. E existem alguns exames que devem ser feitos pelo menos uma vez no ano para conferir sua saúde.

Verificar seu colesterol e glicemia, fazer um hemograma completo, controle da tireoide, mamografia, ecocardiograma, verificar sua pressão arterial e seu índice de massa corporal. Todos eles ajudam a controlar e manter sua saúde e uma qualidade de vida boa.

Cuide da sua alimentação:

Tenha uma alimentação saudável, rica de suprimentos como fibras, água, vitaminas, carboidratos, proteínas e sais minerais, sempre na quantidade necessária para seu organismo, nunca exagerando.

Os legumes, vegetais, frutas e verduras são indispensáveis, consumir alimentos naturais ao invés de industrializados é algo que faz toda diferença. Procure diminuir a quantidade de alimentos nas refeições, mas em compensação fazer mais refeições ao dia.

Pratique exercícios físicos:

Os exercícios físicos melhoram seu condicionamento, sua respiração, sua circulação sanguínea. Além de proporcionar a liberação de alguns hormônios que auxiliam no combate ao estresse, depressão e ansiedade.

Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, praticar esportes como vôlei, futebol e natação. Existem muitas formas de fazer um exercício, até mesmo uma caminhada com seu pet irá proporcionar inúmeros benefícios para seu corpo.  

Dê atenção para sua saúde mental e emocional:

Ao realizar os cuidados acima, automaticamente você estará auxiliando na melhora da sua saúde mental e emocional, e devemos dar muita atenção para ela. Manter isso em equilíbrio é importante para a realização de todas as suas atividades.

Sentir-se disposto, alegre e confiante são passos muito importantes para ter uma qualidade de vida boa, além de aprimorar e melhorar todos os outros aspectos. Com ajuda de psicólogos, terapeutas, grupos de apoio, meditação ou encontrando algo que você goste muito de fazer, tirar um momento para pensar em si, tudo isso irá melhorar sua saúde mental e emocional.