Notícias

12/04 - Dia do Obstetra: Principais exames durante a gravidez

12/04 - Dia do Obstetra: Principais exames durante a gravidez

Hoje, 12 de abril, comemoramos o Dia do Obstetra, essa profissão tão importante na vida das mães e pais. A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher, o obstetra é o médico especialista que acompanha e cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto.

E trazemos a vocês uma dúvida que é muito frequente para muitas pessoas: os principais e mais comuns exames solicitados durante a gravidez, confira a abaixo quais são e os motivos.

Os exames são testes laboratoriais que devem ser realizados ao longo das 40 semanas de gestação, eles são de extrema importância para acompanhar a saúde da mulher e do feto, para que tudo ocorra bem.

São eles:

  • Sangue

– Grupo sanguíneo (sistema ABO) e fator RH: identifica o grupo sanguíneo da mãe e se ela apresenta o fator RH negativo ou positivo.

– Hemograma completo: detecta uma possível anemia e infecções.

– Glicemia: detecta a existência da diabetes.

– Sorologia: o exame detecta doenças precocemente.

  • Urina: detecta a presença de infecção urinária, acompanhamento de gestantes diabéticas e hipertensas ou para identificar a presença de proteína na urina.
     
  • Fezes: detecta a maioria das parasitoses intestinais.
     
  • Ultrassonografia: para descobrir o sexo do bebê, verificar sua posição, idade gestacional, data provável do parto e desenvolvimento dos órgãos.
     
  • Papanicolau: prevenção do câncer de colo de útero.

Espero que tenhamos ajudado, acompanhe nosso blog e tire suas dúvidas sobre os exames.