Notícias

Você sabia? Alguns alimentos ajudam a evitar doenças respiratórias

Você sabia? Alguns alimentos ajudam a evitar doenças respiratórias

Ter uma boa alimentação proporciona uma vida com qualidade, melhorando o desempenho, a saúde física e ainda, ajuda a evitar doenças respiratórias.

Com a chegada do inverno a presença de doenças tende a aumentar, pois com o ar mais seco e poluído e os ambientes mais fechados, dificultam a filtração do oxigênio no organismo, e aumentam as chances de gripes e resfriados, crises alérgicas, asma, rinite e bronquite.

Mas, mantendo uma alimentação saudável esses fatores podem diminuir, pois existem alguns alimentos que possuem propriedades que ajudam na respiração. Com nutrientes de proteção e defesa do corpo, apoiando o funcionamento do sistema respiratório.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizaram testes e as pessoas são mais afetadas por problemas respiratórios quando suas dietas são deficientes em determinados nutrientes.

“Os pesquisadores destacaram o poder das frutas nas ações respiratórias, principalmente as ricas em vitamina C – também associada a pulmões saudáveis –, bem como em flavonoides, os antioxidantes - muito encontrados nas frutas cítricas - que inibem a produção de radicais livres. Os radicais livres são átomos instáveis gerados tanto pelo metabolismo como por fatores ambientais, tais como o fumo e a poluição, e que afetam as células, tornando o indivíduo mais suscetível a doenças e ao envelhecimento.”

Foram identificados 4 alimentos que ajudam a melhorar a respiração, eles apoiam na absorção de nutrientes, possuem vitaminas que auxiliam no aumento da imunidade e são anti-inflamatórios naturais e combatem infecção por bactérias.

Confira os alimentos:

Frutas cítricas, como goiaba, laranja, acerola, tangerina. Elas são ricas em vitamina C e turbinam a imunidade e previnem gripe, resfriado e infecção das vias respiratórias.

 A Linhaça, atua como emoliente sobre as mucosas, aliviando sintomas de problemas respiratórios.

O Gengibre, possui o gingerol, que é o composto que dá o sabor picante à raiz, ele é antioxidante e anti-inflamatório.

E o Alho, possui a aliina e a alisina que combatem infecções por bactérias, fungos e vírus.

Regrando sua alimentação com alimentos frescos e ricos em nutrientes e distribuindo esses alimentos em sua rotina, você ajuda o seu sistema respiratório e elimina as chances de ser contaminado por vírus e bactérias.