Notícias

Você sabe como interpretar o resultado do exame de Covid-19?

Você sabe como interpretar o resultado do exame de Covid-19?

Exame para detectar Covid-19: Você sabe interpretar o resultado?
Conforme evidências vão surgindo e dando mais detalhes sobre o novo Coronavírus, novas dúvidas também vão surgindo. Em alguns casos, observados tanto aqui no Brasil quando no exterior, alguns pacientes apresentam PCR (Proteína C-reativa) para o vírus da Covid-19 persistente positivos mesmo depois de desaparecidos os sintomas. Inicialmente, muitos pesquisadores e profissionais da saúde encararam tais casos como “infecções prolongadas” apesar da aparente resolução da doença.
Até o momento, existem dois tipos de testes amplamente disponíveis para a doença: os testes moleculares e os sorológicos. Cada um dos testes deve ser solicitado no período correto da evolução da doença. Assim, as chances de conseguir dar diagnóstico correto aumenta muito.
O RT-PCR está indicado preferencialmente entre o 3º e o 7º após o início dos sintomas. Depois do 7º dia há a tendência de diminuir a quantidade de partículas virais no organismo e, assim, reduz a chance de encontrar o vírus amostra.
O teste sorológico por sua vez, deve ser coletado preferencialmente a partir do 8ª dia após o inicio dos sintomas. O nosso corpo demora alguns dias para produzir esses anticorpos, devemos aguardar 8 dias do início dos sintomas para realizar esse tipo de teste. Porém os resultados desse teste, não confirma nem exclui completamente a infecção pelo coronavírus, por isso, é importante a interpretação desse resultado levando em consideração a evolução dos sintomas.
A interpretação dos resultados leva em conta diversos fatores, como sintomas do paciente, a gravidade do quadro, o grau de suspeita do médico e o momento em que foi coletado. A interpretação deve ser individualizada, mas no geral considera-se:
Teste molecular com sintomas e resultado positivo: Apresenta a doença em atividade e pode transmitir para as pessoas.
No caso de apresentar sintomas e o teste resultar em negativo: Não exclui a possibilidade de estar infectado, devendo monitorar os sintomas e novos exames podem ser solicitados.
Teste Sorológico com resultado positivo e sintomas presentes: Indica provável exposição à Covid-19, mas não afirma se a infecção está ativa no momento do exame.
Em caso de sintomas positivos e resultado negativo: não exclui a possibilidade da doença ativa, novos exames podem ser solicitados.
Em caso de não apresentar sintomas e o teste resultar em positivo: indica provável contato prévio com a doença.
Quando não apresentar sintomas e o teste também apresentar resultados negativos: provavelmente não apresenta a doença em atividade e não foi exposto previamente.