Notícias

Dicas para seguir antes de fazer exames de sangue!

Dicas para seguir antes de fazer exames de sangue!

O exame de sangue visa avaliar a condição de saúde do paciente, detectando possíveis doenças, bem como a falta ou o excesso de substâncias no organismo. O recomendado é tomar alguns cuidados para garantir uma adequada avaliação. Confira agora algumas dicas para seguir antes de fazer o exame de sangue:

Evite realizar atividades físicas no mínimo dois dias antes:
Os exercícios alteram a concentração de diversas moléculas no sangue. Praticar atividades físicas diminui a quantidade de glicose circulante. Dessa forma, o ideal é repousar antes de visitar o laboratório;

Antes do exame de sangue faça jejum, o tempo varia dependendo do propósito da análise, do exame, da idade do paciente e das suas condições de saúde:
A refeição pode alterar a composição sanguínea temporariamente. Além disso, o recomendado é que as refeições que antecedem as coletas de sangue sejam leves.

Avise seu médico se estiver tomando algum medicamento:
Existem alguns medicamentos que podem interferir no exame de sangue, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios. Isso porque esses medicamentos alteram a coagulação natural do sangue, o que pode induzir um resultado equivocado;

Beba o mínimo de água possível durante o jejum:
O consumo de água deve ser feito sem excessos, caso contrário poderá haver interferência no exame de sangue;

Evite fumar ou consumir bebidas alcóolicas:
Fumar ou ingerir bebidas alcóolicas podem interferir nos resultados, principalmente nos níveis de glicemia e triglicerídeos.

Gostou das orientações? Ao seguir essas dicas, você prioriza sua saúde e recebe uma avaliação mais precisa sobre ela.