Notícias

Você conhece os benefícios da Vitamina D?

Você conhece os benefícios da Vitamina D?

É a famosa vitamina que vem dos raios solares. Ela é uma substância lipossolúvel (ou seja, solúvel em gordura). Suas principais formas encontradas na natureza são a D2 e D3, as duas formas podem ser adquiridas na dieta, porém são poucos alimentos que contêm quantidades expressivas. As fontes alimentares respondem a apenas 10 ou 20% da vitamina necessária para os seres humanos, todo resto é obtido pela exposição ao sol ou com suplementos.

A vitamina D atua nos ossos, no intestino e nos rins. Seu papel mais conhecido pela população é a proteção óssea. Sabe-se, entretanto que ela tem uma função essencial no equilíbrio de vários órgãos e células do corpo.

Como obter Vitamina D
Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem ser expostos, pois a quantidade de vitamina D que será obtida é proporcional a quantidade de pele que será exposta.

Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar filtro solar, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95%, e um fator maior praticamente zera a produção da substância.

A deficiência de vitamina D pode causar uma série de problemas de saúde. A falta dela aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Quando consumida dentro das quantidades recomendadas a vitamina D não tem efeitos colaterais. Porém, quando ingerida em excesso pode prejudicar os rins por causar o aumento da absorção de cálcio. Por isso, é importante que o consumo além do recomendado desta vitamina seja feito com acompanhamento médico.