Notícias

Covid e Gravidez! Qual o impacto?

Covid e Gravidez! Qual o impacto?

Por ser uma doença relativamente nova ainda existem muitos questionamentos sobre como o vírus se comporta em gestantes, quais são os riscos durante a gravidez e qual o impacto no feto.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) esclarece que não há indicação de que a gestante com o coronavírus passe para o bebê, pois até o momento, o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno. Sabemos que é necessária uma investigação mais aprofundada dos casos para identificar se complicações como a diminuição do peso dos recém-nascidos e casos de parto prematuro, foram de fato ocasionadas pela covid-19.


É importante lembrar que às gestantes assim que forem diagnosticadas com a covid-19 devem ser monitoradas durante toda a gravidez e também no pós-parto para se assegurar de que não há qualquer complicação.


Os cuidados para prevenção da doença em gestantes são os mesmos da população em geral, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, medidas de isolamento social. A vacina contra o vírus ainda não é recomendada para as gestantes pois elas não fizeram parte dos grupos de estudo. Portanto, não há dados sobre a segurança das vacinas contra Covid-19 em mulheres grávidas ou os efeitos das vacinas na produção de leite.