Notícias

11/04 - Dia do Infectologista - quem é esse profissional?

11/04 - Dia do Infectologista - quem é esse profissional?

Hoje é comemorado e reconhecido o dia do infectologista. Você conhece esse profissional? Sabe qual sua área de atuação? E principalmente, qual a importância do seu trabalho na atualidade? Nós do laboratório Palma trouxemos esse conhecimento a você, de forma descomplicada, acompanhe!

Importante saber que:

A Infectologia é uma ciência que estuda os problemas causados por patógenos, quando invadem o corpo humano causando danos ao organismo (bactérias, vírus, parasitas ou fungos). 

O médico infectologista é especialista em diagnosticar e tratar pacientes com doenças infecciosas.

O infectologista também é especialista em atuar em ações preventivas a infecções disseminadas no ambiente, como em casos de epidemias. E o seu trabalho contempla desde a administração de vacinas até à desinfecção de salas e equipamentos.

Alguns exemplos de doenças comuns entre a população, que são tratadas pelo infectologista: as gripes, meningite, abcessos cerebrais, sinusite, bronquite, pneumonia, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, infecções da pele e dos ossos e algumas doenças tropicais. O infectologista também atua em surtos de determinadas doenças, como dengue ou H1N1.

Na atualidade, os infectologistas têm trabalhado ativamente, com papel importantíssimo, na prevenção à febre amarela.

Procurar um infectologista não se trata apenas dos casos de viagem ou quando a doença não responde imediatamente ao diagnóstico, por exemplo, mas em todos os casos de doenças infecciosas crônicas.

Para combater a infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica, o tratamento inicia com diagnóstico preciso, já que o infectologista é basicamente um profissional com foco específico em diagnosticar doenças.

Conte com este profissional sempre que precisar e priorize a sua saúde. Parabéns e todos os infectologistas por seu trabalho, constante evolução e colaboração ao setor da saúde!