Notícias

Mês das mães - Principais exames indicados na gravidez

Mês das mães - Principais exames indicados na gravidez

No mês das mães, vamos falar de exames essenciais para a saúde da mãe e do bebê e também para garantia de um parto saudável.? 

Logo após a descoberta da gravidez, a gestante deve passar por consultas de pré-natal mensais com um ginecologista, e iniciar os exames solicitados por ele.? 

Então, quais são os exames essenciais a serem feitos durante a gestação? Entenda o período em que devem ser realizados e sua importância.? 

Hemograma? 

Quando: primeiro, segundo e terceiro trimestres. Serve para detectar anemia e outras doenças no sangue da gestante.? 

Exame qualitativo de urina? 

Quando: no primeiro, segundo e terceiro trimestres. Confere se há alguma patologia ou anormalidade nos rins e no aparelho urinário da gestante.? 

Urocultura? 

Quando: primeiro, segundo e terceiro trimestres. Verifica se há infecção urinária (principal causa de partos prematuros).? 

Ultrassonografia? 

Quando: primeiro trimestre, deve ser repetida no segundo e terceiro trimestres. Mostra se a gestação é única ou múltipla e confere a idade gestacional exata. É importante para verificar se ocorre tudo bem com desenvolvimento fetal.? 

Glicemia em jejum? 

Quando: primeiro e no terceiro trimestres para saber se a gestante é diabética.? 

Tipagem sanguínea/RH? 

Quando: primeiro trimestre. Verifica a compatibilidade de sangue do pai e da mãe. Caso a mãe tenha RH negativo e o pai apresente RH positivo, é feito o exame Coombs indireto para saber se aconteceu, em outra gestação, sensibilização do sistema imunológico materno contra o Rh positivo.? 

TSH e T4L? 

Quando: primeiro trimestre. Visa verificar a presença de hipotireoidismo subclínico na gestante.? 

Toxoplasmose, rubéola, VDRL (sífilis), hepatite B, hepatite C e anti-HIV (Aids)? 

Quando: primeiro e no terceiro trimestre. Verifica se a mãe já teve contato com as doenças, pois em casos positivos, tomar os cuidados necessários para que o bebê não seja infectado.? 

Exame de translucência nucal? 

Quando: primeiro trimestre da gravidez. É feito por meio da medição de uma pequena prega na nuca do feto, faz o rastreamento do risco para síndromes genéticas, como Down.